O que é catarata?
A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho, a estrutura transparente que funciona como uma lente intraocular e que está relacionado ao foco da visão em diferentes distâncias. A catarata é caracterizada pela perda da transparência do cristalino, não causa dor, mas pode levar à perda progressiva da visão ao longo dos anos.
Sintomas da catarata
Na maioria dos casos a catarata não é visualizada a olho nu. Mas, em casos avançados, o olho fica opaco com a aparência de esbranquiçado. Outros sintomas incluem:
• Visão embaçada ou nebulosa;
• Percepção de contornos borrados, disformes e até como se a imagem estivesse distorcida;
• Dificuldade para enxergar e perceber imagens;
• Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade e com formação de halos ou auréolas;
• Sensibilidade à luz;
• Dificuldade para distinguir bem as cores e tons;
• Mudanças no grau dos óculos em curto espaço de tempo.
Causas da catarata
O avanço da idade é a principal causa da catarata, isso porque o cristalino começa a ficar naturalmente mais opaco, com menor flexibilidade e mais espesso. Além da falta de capacidade do corpo de nutrir este órgão com a mesma efetividade da juventude. Também pode ser causada ou acelerada por outros fatores como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, infecção ocular, exposição excessiva à radiação, infecções, processos inflamatórios, tabagismo, entre outras.
Tipos de catarata
A catarata pode ser dividida em vários tipos de acordo com sua causa. É importante consultar o médico oftalmologista para identificar o tipo de catarata e fazer o tratamento mais adequado.
Diagnóstico da catarata
O diagnóstico é realizado através do exame oftalmológico, quando o médico oftalmologista avalia as estruturas internas do olho através do exame na lâmpada de fenda. Um exame oftalmológico minucioso associado a uma boa anamnese é a melhor maneira de diagnosticar a catarata e definir o melhor plano terapêutico para cada paciente.
Tratamento da catarata
A utilização de óculos ou lentes de contato pode melhorar o problema de visão em estágios mais iniciais. Mas, o único tratamento que pode curar a catarata é a cirurgia para a substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular.
Prevenção da catarata
A catarata nem sempre pode ser evitada, mas é possível tomar alguns cuidados que podem proteger os olhos do envelhecimento natural e, consequentemente, da catarata, ou pelo menos retardar o surgimento da doença, como:
• não utilizar colírios ou medicamentos indiscriminadamente sem recomendação médica, principalmente corticoides;
• usar óculos de sol com proteção ultravioleta;
• evitar o tabagismo;
• controlar adequadamente o diabetes.
manter hábitos saudáveis com uma dieta diversificada e rica em vitaminas A, B12, C e E, minerais como cálcio, fósforo e zinco e antioxidantes como ômega 3 presentes em peixes, algas e sementes como chia e linhaça.
Agora, a melhor forma de manter a saúde ocular e diagnosticar precocemente a catarata prevenindo potenciais danos dessa doença a saúde dos seus olhos, é através de visitas regulares ao médico oftalmologista.
Mais informações entre em contato e marque sua avaliação.