O que é a retinopatia diabética?
É uma complicação ocular que afeta as pessoas com diabetes. É uma doença progressiva que afeta os vasos sanguíneos da retina, a parte do olho responsável por transmitir informações visuais ao cérebro.
Quando ocorre?
A retinopatia diabética ocorre quando os altos níveis de açúcar no sangue danificam os vasos sanguíneos da retina. Isso pode levar a uma diminuição da visão e, em casos graves, à cegueira. É uma das principais causas de cegueira em adultos em idade produtiva.
Tipos de retinopatia
Existem dois tipos de retinopatia diabética: não proliferativa e proliferativa. A retinopatia diabética não proliferativa é a forma mais comum e ocorre quando os vasos sanguíneos da retina se tornam fracos e começam a vazar sangue e fluido. Isso pode causar inchaço na retina e afetar a visão.
Já a retinopatia diabética proliferativa é uma forma mais grave da doença, onde novos vasos sanguíneos começam a crescer na retina. Esses novos vasos sanguíneos são fracos e podem vazar sangue e fluido, o que pode causar cicatrizes na retina e levar à cegueira.
Sinais e sintomas
Os sintomas da retinopatia diabética incluem visão embaçada, visão dupla, manchas ou pontos na visão, dificuldade para ver à noite, perda de visão central e dor ou pressão nos olhos. No entanto, em muitos casos, a retinopatia diabética não apresenta sintomas até que a visão esteja seriamente comprometida.
Como diagnosticar
O diagnóstico da retinopatia diabética é feito por um oftalmologista, que examinará a retina do paciente para detectar qualquer dano aos vasos sanguíneos.
Existe tratamento da retinopatia diabética?
O tratamento da retinopatia diabética depende da gravidade da doença. Em casos leves, pode ser suficiente controlar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Em casos mais graves, pode ser necessário um tratamento a laser para selar os vasos sanguíneos da retina ou uma cirurgia para remover o tecido cicatricial da retina.
Como evitar a retinopatia diabética?
O cuidado para evitar a retinopatia diabética começa com o controle cuidadoso dos níveis de açúcar no sangue. As pessoas com diabetes também devem controlar a pressão arterial e o colesterol, parar de fumar e manter um estilo de vida saudável.
Prevenir é a melhor solução
É importante que as pessoas com diabetes façam exames oftalmológicos regulares para detectar a retinopatia diabética precocemente e controlar cuidadosamente seus níveis de açúcar no sangue para prevenir a doença. Se detectada precocemente, a retinopatia diabética pode ser tratada com sucesso e a perda de visão pode ser evitada.
É importante que as pessoas com diabetes façam exames oftalmológicos regulares para detectar a retinopatia diabética precocemente.
Mais informações entre em contato e marque sua avaliação.
Dra. Rafaela Siviero – Médica Oftalmologista
CRM PR: 38 431 RQE 28.592